Benefícios do Google+ para o e-commerce

Com o crescimento imenso (e lucro proporcional) que o Facebook tem apresentado nos últimos anos, alcançando 800 milhões de pessoas e um valor de mercado de mais de 80 milhões de dólares, o Google decidiu tentar novamente conquistar a sua fatia do bolo das redes sociais após o fracasso global do Orkut (fora do mercado brasileiro) com o Google+.
Parte do público desconsiderava essa rede social no seu início por ser muito parecida com o Facebook, o que mudou profundamente com as atualizações periódicas que ela recebe. Seu principal recurso, os Círculos, representa uma revolução nas redes sociais, pois permite segmentar de modo rápido, prático e lógico os seus contatos. O processo equivalente no Facebook é desajeitado e obscuro em comparação.

Outro recurso revolucionário do Google+ é o hangout, que se trata de um sistema de videoconferência integrado a todas as postagens dentro da rede. Ao criar uma sala de hangout, você escolhe que amigos ou círculos participarão da sala de bate-papo. Uma vez lá dentro, há acesso a um sistema de troca de texto (para mandar links, por exemplo) e a um recurso de assistir vídeos do Youtube simultaneamente.

O botão “+1” é também, ao seu modo, uma mudança significativa no ambiente das redes sociais. Ele tem um funcionamento parecido com o “curtir” do Facebook, mas ele é levado em conta nas prioridades do algoritmo de busca do Google, ou seja, tem um efeito real sobre o ranqueamento dos resultados.

Os usos desses novos recursos por parte das empresas são muitos e variados. Com os círculos, é possível segmentar excepcionalmente a sua base de fãs, enviando mensagens mais relevantes a quem mais se interessa por elas. Por exemplo, um e-commerce de produtos para animais de estimação poderia separar seus fãs entre donos de cachorros ou gatos, enviando mensagens altamente específicas para cada público, o que poderia representar uma melhora substancial nos leads gerados por determinada campanha de marketing.

O hangout também é uma ferramenta interessante. Poderia ser usado para compartilhar conteúdo, claro, mas também como uma ferramenta de atendimento aos clientes, criando um senso de ligação emocional muito forte com a loja, o que comprovadamente melhora seus resultados a médio prazo.

Por fim, os benefícios do botão +1 ficam evidentes ao se considerar a importância que ele recebe dentro do sistema do Google. Sua marca pode facilmente escalar posições nas páginas de resultados do sistema de busca se receber cliques suficientes de fãs. Isso, aliado a um SEO muito bem feito e uma campanha de links patrocinados, tem potencial real de colocar sua página entre os primeiros lugares do Google.

Esperamos com essas dicas trazer um entendimento melhor das possibilidades e diferenciais do Google+. O seu potencial é fortíssimo e não deve ser subestimado.

Fonte: E-commerce Brasil
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