10 Melhores práticas para sites mobile

O fato de você poder ver o seu site em um smartphone não significa que ele é otimizado para celulares.

Pense sobre a experiência de seus clientes quando eles veem o seu site em seus aparelhos móveis. Eles podem facilmente ler o que está na tela, sem precisar dar um zoom? Você tem muitos links difíceis de clicar, em vez de botões que facilitam a navegação? Respostas a perguntas como essas podem ajudar a determinar se as pessoas que visitam o seu site podem facilmente completar as ações desejadas, como comprar algo ou simplesmente entrar em contato com você.

Sepha e NetShoes incorporam muitas das melhores práticas para sites mobile

1. Rapidez: Usuários de mobile normalmente têm pouco tempo, por isso é importante que o site carregue rápido, que o conteúdo seja de fácil visualização e que as informações sejam facilmente acessíveis.

Priorize as informações do site e recursos mais procurados pelos usuários. Um análise em seu web analytics pode ajudar a determinar os conteúdos mais populares.

2. Navegação simples: Use uma hierarquia clara para a navegação, onde os usuários possam clicar e evitar o uso da barra de rolagem. Tente fazer com que o seu conteúdo caiba na tela, mas se a rolagem for necessária, use a rolagem vertical.
Para grandes sites com muita informação, tenha uma caixa de pesquisa proeminente disponível. Botões de “Voltar” e “Home” claros em cada página também ajudam os usuários a navegar facilmente em um site mobile.

3. Fácil para os dedos: As pessoas usam seus dedos para rolar, deslizar e selecionar em dispositivos touchscreen. Use botões grandes para reduzir cliques acidentais do item errado.

4. Visibilidade: O conteúdo deve caber na tela e o texto deve ser legível sem o usuários precisar do zoom para ampliar. Fazer uso de espaço negativo, criando contraste entre fundo e texto e usando cores para indicar links e botões, facilitará a leitura de textos em um telefone celular.

5. Acessibilidade: O seu site mobile deve funcionar em todos os dispositivos móveis. Evite usar conteúdos em Flash, pois não é exibido em muitos smartphones. Também adapte seu site para orientações horizontal e vertical.

6. Conversões: Torne mais fácil para os clientes a compra ou o contato em seu site via celular reduzindo o número de passos para completar uma transação e incluindo a funcionalidade click-to-call. Concentre-se em informações que ajudam a conversão – detalhes do produto, fotos, informações de localização e use caixas de seleção, listas e menus de rolagem para facilitar a entrada de dados.

7. Local: Um dos principais usos de smarphones é a procura por informações locais. Por isso, inclua um click-to-call com número de telefone e seu endereço ou localizador da loja em seu site e anúncio. Aproveite os recursos baseados em localização de telefones celulares e também inclua mapas, orientações e informações de acordo com a proximidade do usuário.

8. Transparência: Os usuários muitas vezes navegam entre seus telefones celulares e seus computadores. Destacar “Login”, “Compras” e “Favoritos” ajuda os usuários a recuperar facilmente informações quando trocarem de dispositivo. Garanta que os usuários tenham uma experiência consistente fornecendo as mesmas informações e características de produto no computador e no celular.

9. Redirecionamento: Um redirecionamento para site mobile é o código que é adicionado ao seu site regular para detectar automaticamente se os visitantes são provenientes de um dispositivo móvel, e então redirecioná-los para o site mobile.
Também dê aos usuários a opção de ir para o seu site completo por meio de seu site mobile, para que possam escolher a versão que melhor atenda às suas necessidades.

10. Ouça, Aprenda e Interaja: Seu site não precisa ser perfeito e completo antes de iniciar. É mais importante lançar, testar e entender o que funciona. Colete feedbacks do usuário, use web analytics para ter “insights” e continue sempre otimizando seu site.

Visite howtogomo.com para explorar exemplos reais de cada prática citada e utilize o GoMoMeter para ver como seu site atual está se saindo no celular.


Fonte: Beatriz Cordeiro, Gerente de Contas para o Varejo do Google Brasil
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