Kernel 3.3 do Linux incorpora núcleo do Android

Linus Torvalds, o criador e líder do kernel do Linux, liberou ontem a versão 3.3 do núcleo e uma novidade que deixará desenvolvedores em polvorosa: o código-fonte do kernel Android foi incorporado ao kernel Linux. Com isso, grandes novidades podem aparecer nos dois sistemas.

O kernel é o núcleo do sistema operacional, em torno do qual todos os outros programas são escritos. Embora o kernel do Android fosse baseado no Linux, desde 2009 nenhum código do projeto Android era mesclado de volta para os respositórios do Linux. Isso acontecia, entre outros motivos, por desentendimentos entre os desenvolvedores de ambos os projetos. Com o isso o Android passou anos como fork, uma espécie de separação do projeto original, tomando rumos diferentes no desenvolvimento.

Felizmente, alguns anos depois os desenvolvedores resolveram as diferenças e a partir da versão 3.3 do kernel Linux o código do Android também será incluido em seus repositórios. Claro que nem tudo está perfeito nessa fusão (o gerenciamento de energia do Android não está funcionando corretamente, por exemplo), mas todos esses problemas deverão ser resolvidos logo na atualização para a versão 3.4 do kernel.

E o que isso muda na vida dos usuários de software livre ou donos de dispositivos Android? Por enquanto, pouca coisa. Mas desenvolvedores agora podem rodar o Android direto do kernel disponível no kernel.org, em vez de esperar o Google lançar uma nova versão do seu próprio kernel.

Além disso, drivers escritos para o Linux poderão funcionar nativamente no Android, e vice-versa, tornando a vida de todos muito mais fácil e permitindo que os usuários tenham acesso a mais recursos. Criadores de ROMs customizadas, como o CyanogenMod e o MIUI também têm muito a ganhar, já que agora possuem muito mais recursos para trabalhar.

Via: Tecnoblog.net
SCHILLING.COM.BR - Soluções em Tecnologia - Fones: (51) 3737-5500 - (51) 99188-6628
Rua Félix da cunha, 561 Sala 3 Esquina Cristóvão Colombo - Bairro Floresta - Porto Alegre - RS
Webutation